Cidade de Blumenau, Brasil

Cidade de Blumenau, Brasil

quarta-feira, 30 de março de 2011

AUMENTO DO IOF:65% dos gastos dos brasileiros no exterior com cartão de crédito sofrerão maior tributação


O aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nos gastos com cartões de crédito no exterior proporcionará ao governo uma arrecadação próxima de 60 milhões de dólares por mês, ou de cerca de 800 milhões de dólares ao longo do ano, conforme informações da Receita Federal. De fato, a tomar pelos gastos dos brasileiros com cartão em países estrangeiros, a meta será batida.

Segundo dados do Banco Central, em fevereiro, os brasileiros pagaram 65% de suas compras no exterior através deste meio de pagamento, num total de 845 milhões de dólares. Nos dois primeiros meses do ano, esse valor já ultrapassa 2 bilhões de dólares. Mantido este patamar e aplicada a nova alíquota do IOF de 6,38%, a arrecadação no ano já se aproximaria deste valor.

A curva de gastos no cartão de crédito fora do país está em constante ascensão desde meados de 2008, quando o patamar de despesas mensais subiu de uma média de 400 milhões de dólares para 600 milhões de dólares – sofrendo leve queda apenas entre novembro de 2008 e março do ano seguinte, devido aos efeitos da crise financeira. Passado o susto, os gastos com cartão voltaram a subir e atingiram a máxima histórica de 1,18 bilhão de dólares em janeiro de 2011. Se naquele mês o novo IOF estivesse em vigor, o governo teria arrecadado 75 milhões de dólares.
(Fonte: Veja.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário