Cidade de Blumenau, Brasil

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quarta-feira, 19 de outubro de 2011

QUALIDADE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E TRIBUTAÇÃO MARÇO 2011 (Pesquisa IBOPE-CNI)


Qualidade dos serviços públicos (principais resultados)

• Dos 12 serviços públicos avaliados, apenas quatro são aprovados pela população brasileira: Fornecimento de energia elétrica, Fornecimento de água, Iluminação pública e Educação superior.

• O serviço melhor avaliado é Fornecimento de energia elétrica, com 75% de aprovação.

• O pior resultado é o de Postos de saúde e hospitais. Entre os entrevistados, 81% consideram o serviço de “baixa” ou “muito baixa” qualidade.

Recursos públicos e qualidade dos serviços

• É praticamente consenso que, dado o valor dos impostos, a qualidade do serviço público deveria ser melhor.

• Para a população brasileira, a arrecadação é suficiente para o setor público prover serviços de qualidade.

• Os brasileiros não veem necessidade de se aumentar os impostos para melhorar a qualidade dos serviços.

Carga tributária

• A maioria da população considera os impostos elevados.

• A percepção geral é que os impostos aumentaram nos últimos anos.

CPMF e recursos para a saúde

• 72% da população brasileira é contra a recriação da CPMF.

• A maior parte da sociedade acredita que não é necessário aumentar os impostos para
melhorar os serviços de saúde.

• Os brasileiros associam a má qualidade dos serviços de saúde à má gestão dos recursos públicos.

• A CPMF é considerada um tributo injusto, pois afeta as pessoas independentemente do
nível de renda.

(Fonte: Pesquisa CNI – IBOPE: retratos da sociedade brasileira: qualidade no serviço
público e tributação. – (mar. 2011) – Brasília: CNI, 2011. 36 p.)

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