Cidade de Blumenau, Brasil

Cidade de Blumenau, Brasil

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

IMPOSTO DE RENDA 2012: preparação


Você que vai fazer a Declaração do Imposto de Renda 2012 saiba que ela poderá ser feita a partir de março até o final de abril, portanto já é bom ir se organizando para evitar enviar sua declaração de última hora o que poderá trazer alguns transtornos para você.

Quem não declarar o Imposto de Renda 2012 no prazo terá que pagar uma multa de aproximadamente R$ 200 reais e mais os transtornos de CPF e passaporte, que serão bloqueados até a regularização do Imposto de Renda pendente. Quem tem que declarar o Imposto de Renda são as pessoas físicas que tiveram uma renda tributável maior que o estipulado na tabela, todos os que receberam rendimentos tributáveis superior a R$22.487,25 no ano de 2012, lembrando que quem tem os filhos dependentes mesmo sendo maior de idade podem ser incluído na declaração, o limite é de 24 anos, mas desde que seja gasto com a educação, cursinhos a parte não contam.

Os valores já estão disponíveis no site da justiça federal. Em 2012 será o ultimo ano para entrar em acordo para a correção de 4,5% da tabela do Imposto de Renda. A declaração do Imposto de Renda 2012 não poderá ser feita via formulários, a declaração só poderá ser feita no Receitanet pela internet ou em agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, você deverá fazer o seu cálculo e é preciso adquirir um formulário nas agências dos Correios que terá um pequeno custo, lembrando que é preciso cumprir o prazo final de entrega que ocorrerá em 30 de abril de 2012.

Você também pode fazer uma simulação pela internet sobre o pagamento e calcular o valor. A declaração do Imposto de Renda 2012 é obrigatória e deve ser feita anualmente, á duas formas de se calcular o imposto a ser pago são elas:

Aplicar cada percentual da alíquota às faixas da base de cálculo que estiverem dentro dos limites definidos ou aplicar percentual (alíquota) referente à totalidade da base de cálculo e em seguida diminuindo a parcela a deduzir.

É possível fazer sozinho sua declaração só é preciso ter paciência e fazer as contas tudo certinho para não ter erro, porém o ideal é contratar um contador para fazer tudo conforme as leis e não correr risco de cair na malha fina. Quem não entregar sua declaração pode ter seu CPF bloqueado, não podendo participar de concursos públicos e nem tirar o passaporte.
(Fonte:www.impostoderenda2012.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário