Cidade de Blumenau, Brasil

Cidade de Blumenau, Brasil

quarta-feira, 27 de março de 2013

IR 2013: acompanhe a sua declaração

Após a entrega da declaração, o cuidado será checar se ela passou sem problemas ou se apresentou alguma pendência e ficou retida em malha-fina.

Você pode fazer a autorregularização. Não há necessidade de esperar para receber uma notificação da Receita. É só regularizar o documento e a sua situação fiscal. Se preferir, você pode esperar para receber uma restituição a que tem direito.
O primeiro passo é obter no site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) um código de acesso, para o qual será necessário informar o número do recibo de entrega das declarações de 2012 e 2013. Quem tem certificado digital não precisa obter esse código.
Em seguida, o contribuinte vai acessar o Portal e-CAC no site da Receita. Ali, para consultar o estágio de sua declaração, ele vai acessar o extrato do IRPF – clique em ‘Declaração IRPF” e escolha o exercício (2013).

“Cai na malha-fina”
Se reconhece que a declaração retida em malha-fina tem informações incorretas, o contribuinte pode fazer a autorregularização por meio de entrega de declaração retificadora pela internet utilizando o programa da declaração. A “Retificação online” está disponível apenas para quem possui certificado digital.

Se a declaração retida em malha está correta e o contribuinte tem toda a documentação comprobatória das informações declaradas, a opção é solicitar antecipação da análise da documentação que comprova as informações com pendências. Para isso, é preciso agendar dia e hora no próprio site da Receita para apresentação da solicitação e documentação. (Fonte:Veja.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário