Cidade de Blumenau, Brasil

Cidade de Blumenau, Brasil

terça-feira, 12 de março de 2013

IR 2013: cursos extracurriculares não são dedutíveis

Só podem ser deduzidos os gastos com educação relativos às mensalidades de educação infantil (creches e pré-escolas), ensino fundamental, ensino médio, educação superior (cursos de graduação e de pós-graduação, mestrado, doutorado e especialização), além de cursos de educação profissional, compreendendo o ensino técnico e o tecnológico.
Os valores das mensalidades devem ser informados como “gastos de instrução”, na ficha de Pagamentos Efetuados – e são limitados, individualmente, a 3 091,35 reais.
Não podem ser deduzidos os gastos relativos, dentre outros, a uniforme, material e transporte escolar, elaboração de dissertação de mestrado, aquisição de enciclopédias, livros, revistas e jornais, aulas particulares, aulas de música, dança, natação, ginástica, tênis, pilotagem, dicção, corte e costura, informática, cursos preparatórios para concursos e/ou vestibulares, aulas de idiomas. Também não são dedutíveis passagens e estadias para estudo no Brasil ou no exterior. (Fonte: Veja.com)

Um comentário:

  1. Aulas de idiomas, porque não? Acho um absurdo não poder deduzir, uma vez que o próprio governo incentiva cada vez mais, a especialização da lingua ingleza, por exemplo. Vai entender...

    ResponderExcluir